Headlines News :

Floating

As sete (7) maravilhas do mundo antigo

As 7 maravilhas do mundo antigo são: os Jardins suspensos de Babilónia, a Estátua de Zeus em Olímpia, o Templo de Artemis em Éfeso, Mausoléu de Halicarnasso, Colosso de Rodes, Farol de Alexandria e a Piramide de Queops?  Sim a Pirâmide de Queops, mas a frente explicaremos o porquê. Suspeita-se que a lista foi organizada por um conjunto de escritores gregos das quais se destaca-se Antípatro de Sídon.




Os textos abaixo são resumos das secções da enciclopédia livre online en.wikipédia, es.wikipédia e o pt.wikipédia, sobre as sete maravilhas do mundo antigo. 



1 - Jardins Suspensos da Babilónia

Os jardins suspensos eram 6 montanhas artificiais, onde foram erguidos vários terraços escoradas por gigantescas abóbadas. Conta-se que Nabucodonosor (era o rei do Império Neo-Babilônico, que reinou c. 605 a.C. - 562 a.C. ) mandara construir esse colosso em atenção a uma de suas mulheres, natural da Média, que sentia saudade das montanhas de seu país de seu país natal. Babilónia, realmente, era uma cidade plana sem relevos apreciáveis. Seis montes de terra artificiais, com terraços arborizados, apoiados em colunas de 25 a 100 metros de altura, construídos pelo rei Nabucodonosor, para agradar e consolar sua esposa preferida Amitis, que nascera na Média, um reino vizinho, e vivia com saudades dos campos e florestas de sua terra. 


2 - Estátua de Zeus em Olímpia


A Estatua de Zeus, foi uma escultura esculpida pelo célebre ateniense Fídias, no século V a.C. e considerada a sua obra prima, quando a cidade já caíra sob o domínio de Esparta. A estátua media de 12 a 15 metros de altura - o equivalente a um prédio de cinco andares - e era toda de marfim e ébano. Supõe-se que a construção da estátua tenha levado cerca de oito anos. Zeus (Júpiter, para os romanos) era o senhor do Olimpo, a morada das divindades.
Zeus aparecia sentado num trono, apareceu com o torso nu e manto em torno de suas pernas, a cabeça coroada com oliveiras e olhar para baixo lhe conferia um aspecto paternal. Em sua mão direita segurava um Niké e cetro na esquerda encimada por uma águia, o manto foi decorado com lírios e sandálias eram de ouro. O trono foi em si uma obra de arte feita de marfim, ébano, ouro e pedras preciosas, costas, braços, pés e vigas foram esculpidos entre eles decorados com relevos e depois copiado e reproduzido em separado, como no caso da escultura de Athena Parthenos. Especial atenção foi o impacto do assassinato dos filhos de Niobe, esculpida na popa das pernas diante do trono.

3 - O templo de Ártemis


Temple of ArtemisFoi o maior templo do mundo antigo, e durante muito tempo o mais significativo feito da civilização grega e do helenismo, construído para a deusa grega Ártemis. Foi construído no século VI a.C. no porto mais rico da Ásia Menor pelo arquitecto cretense Quersifrão e por seu filho, Metagenes. Era composto por 127 colunas de mármore, com 20 metros de altura cada uma. Duzentos anos mais tarde foi destruído por um grande incêndio, e reerguido por Alexandre III da Macedónia. Atualmente, apenas uma solitária coluna do templo se mantém, após sucessivos terremotos e saques. Homenageava a deusa dos bosques, a Diana Romana. Restam atualmente algumas esculturas e objectos, expostos em Londres. No templo, chegaram a trabalhar centenas de sacerdotisas virgens, as quais praticavam a abstinência sexual e artes mágicas, acreditando na superioridade feminina.

4 - Mausoléu de Halicarnasso


O mausoléu de Halicarnasso ou mausoléu de Mausolo foi uma tumba construída entre 353 e 350 a.C. em Halicarnasso (atual Bodrum, Turquia) para Mausolo (em grego, Μαύσωλος), um rei provinciano do império persa, e Artemísia II de Cária, sua irmã e esposa. A estrutura foi desenhada pelos arquitetos gregos Sátiro e Pítis. Ela tinha aproximadamente 45 metros de altura, e cada um de seus quatro lados foi adornado com relevos criados por cada um dos quatro escultores gregos — Briáxis, Escopas de Paros, Leocarés e Timóteo. A estrutura finalizada foi considerada como sendo um triunfo estético por Antípatro de Sídon, que a identificou como uma de suas sete maravilhas do mundo antigo. O termo mausoléu veio a ser usado genericamente para qualquer grande tumba, embora "Mausol-eion" originalmente significasse "associado com Mausolo".

5 - Colosso de Rodes

O Colosso de Rodes foi uma estátua de Hélios(deus do sol na Mitologia romana) construída entre 292 a.C. e 280 a.C. pelo escultor Carés de Lindos. A estátua tinha trinta metros de altura, 70 toneladas e era feita de bronze.Feita com co placas de bronze sobre uma armação de ferro― representava o Deus grego do Soll, Helios. Segundo Plinio o Velho Viejo, medía unos 32 m. Tinha um pé apoiado em cada margem do canal que dava acesso ao porto, qualquer embarcação que chegasse à ilha grega de Rodes, no Egeu por volta de 280 a.C. passaria obrigatoriamente sob as pernas da estátua de Hélios, protetor do lugar. Com 30 metros de altura, toda de bronze e oca, a estátua começou a ser esculpida em 292 a.C. pelo escultor Carés, que a concluiu doze anos depois. Na mão direita da estátua havia um farol que orientava as embarcações à noite. Era uma estátua tão imponente que um homem de estatura normal não conseguiria abraçar seu polegar.


6 - Farol de Alexandria
(Entre 285 e 247 aC), na ilha de Faro, em Alexandria, Egito, para servir de um ponto de referência para o porto e, como um farol. Com uma altura estimada entre 115 e 150 metros (383-450 pés) foi uma das maiores estruturas feitas pelo homem há muitos séculos, e foi identificada como uma das Sete Maravilhas do Mundo por Antípatro de Sidon. Há uma réplica na China, apenas em Changsha.








7 - Pirâmide de Quéops
Pyramide Kheops
A Grande Pirâmide de Quéops é uma da três piramides de Gizé e a unica considerada maravilha da antiguidade. É a mais antiga das sete maravilhas do mundo e o único que ainda existe atualmente, além de ser a maior das pirâmides do Egito. Foi mandada construir pelo faraó da Quarta Dinastia do Egito Antigo Khufu. O arquiteto deste trabalho foi Hemiunu. A data estimada de conclusão da construção da Grande Pirâmide é de cerca de 2570 a. C., o primeiro e o maior dos três grandes pirâmides de Gizé Necropolis, localizado nos arredores do Cairo, Egito. Foi o edifício mais alto até o século XIV (sendo superado pela torre da catedral de Lincoln em Inglaterra1) e o edifício mais alto de pedra no mundo até meados do século XIX e, em seguida sendo passado através da agulha da igreja St. Nikolai em Hamburgo.


  •  

Share this article :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...